O escritor Monteiro Lobato é homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil. Imagem: domínio público, via Wikipedia.

Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca

Se você é do tipo que tem sempre um livro na mochila, debaixo do braço, na cabeceira da cama ou até no aplicativo de celular, apenas esperando pelo próximo capítulo a ser lido, precisa saber que abril é pra lá de importante. Dê só uma olhada em tudo o que se comemora neste mês:

2 de abril: Dia Internacional do Livro Infantojuvenil
A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido neste dia, em 1805. Nunca ouviu falar dele? Pode ser que o nome não seja familiar, mas os textos que ele escreveu ou adaptou (a partir de histórias contadas apenas por meio da fala) certamente são. Andersen publicou A Pequena Sereia, Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo, entre tantos outros.

Hans Christian Andersen publicou histórias que ficaram famosas no mundo todo. Imagem: domínio público, via Wikipedia

Talvez, hoje, você já não goste tanto dessas histórias quanto gostava alguns anos atrás. Só não se esqueça de que, muitas vezes, é a partir da leitura dos clássicos que começamos a nos apaixonar pelo mundo dos livros. Dica: tente reler alguns dos textos famosos de Andersen e descubra outras histórias não tão conhecidas dele. Algumas estão em Minimaginário de Andersen (Companhia das Letras).

Neste “minimaginário” você encontra alguns dos principais textos de Andersen. Imagem: divulgação

18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil
A data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantojuvenil no Brasil, foi escolhida para essa comemoração. Se estivesse vivo, o autor teria acabado de completar 137 anos!

O escritor Monteiro Lobato é homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil. Imagem: domínio público, via Wikipedia

Apesar de já ter passado tanto tempo desde que ele chegou ao mundo, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, os livros que Monteiro Lobato escreveu continuam fazendo parte da vida das crianças brasileiras. Um dos meus preferidos é Memórias da Emilia — clique aqui para saber mais sobre a biografia da boneca de pano em outro texto já publicado nas Dicas de Livros do Joca.

E, já que o assunto é celebrar a literatura infantojuvenil, aproveito para deixar uma última dica: um dos meus livros favoritos no mundo. Estou falando de O Grande Ivan (Katherine Applegate, #irado).

A história é inspirada na vida real de um gorila. Imagem: divulgação.

Inspirado na história real de um gorila que viveu boa parte da vida exposto em um shopping center, O Grande Ivan é um dos melhores livros que já li entre todos os gêneros. Enquanto virava cada página, ri, chorei, quis abraçar o gorila Ivan e até cuidar de uma bebê de elefante — não vou explicar quem ela é para não dar spoiler!

Se mesmo assim você ainda não se animou a descobrir mais sobre esse gorila, fique com apenas mais esta informação: a obra foi eleita o melhor livro infantil de 2013 nos Estados Unidos.

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isabela

    2 anos atrás

    e legal o joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido