Em 29 de novembro, acontece a Black Friday, em que lojas de todo o mundo vendem produtos com preços promocionais, ou seja, mais baratos. Apesar de o evento ter um dia específico para acontecer, toda última sexta-feira de novembro, todo o mês é tomado por propagandas na TV e internet anunciando “preços imperdíveis”.

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para adquirir, por exemplo, aparelhos eletrônicos, itens para a casa ou roupas e sapatos, produtos muito procurados nessa ocasião. De acordo com uma pesquisa do Mercado Livre, um dos maiores portais de comércio eletrônico do Brasil, 85% dos brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday.

No entanto, antes de cair na tentação dos preços baixos, vale a reflexão: será que realmente precisamos do que estamos comprando? Essa é a pergunta que os praticantes do consumo consciente se repetem antes de decidir comprar um par de tênis ou um aparelho celular novo. O consumo consciente é o oposto do consumo excessivo ou por impulso (que acaba sendo um desperdício de dinheiro ou, pior, resulta em dívidas). Comprar de modo consciente é pensar criticamente e entender, para além da necessidade, se o seu ato também pode prejudicar o meio ambiente.

O hábito de consumir de forma consciente começa aos poucos, mas com a prática vai se transformando em um estilo de vida e tem impactos positivos nas suas finanças, na economia da casa, da cidade e até do país.

#pracegover: homem vestindo camisa jeans está parado diante de prateleiras com diversos aparelhos de televisão expostos. Crédito de imagem: Getty Images

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE COMPRE MENOS. Você realmente precisa do produto ou se só quer mostrar para os outros que tem?

REAPROVEITE. Dá para doar o tênis que ficou pequeno para o seu irmão mais novo? Ou reaproveitar um aparelho celular mais antigo? Assim você economiza dinheiro e diminui o impacto ambiental.

ESCOLHA PRODUTOS DURÁVEIS. Isso diminui a quantidade descartada de lixo eletrônico e plástico, entre outros materiais.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 233 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido