Um relatório divulgado recentemente aponta que a ararinha-azul está extinta. Contrariando o filme “Rio”, a ave não é vista na natureza há mais de 18 anos. A pesquisa produzida pela entidade BirdLife International diz, entretanto, que cerca de 80 ararinhas-azul ainda vivem em cativeiros.

O desmatamento no Brasil, região natural da espécie, é apontado como uma das principais causas dessa extinção na natureza.

Segundo a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, as florestas tropicais de todo o mundo perderam 157 mil quilômetros quadrados de cobertura de árvores recentemente – mais do que a área de todo o estado do Ceará.

O desmatamento é prejudicial para os animais que possuem árvores como suas casas. Foto: Al Wabra Wildlife Preservation

De acordo com o grupo, as ararinhas-azuis são apenas uma das oito espécies de pássaros que já estão extintas ou provavelmente extintas na natureza. Dessas oito possíveis extinções, cinco aconteceram na América do Sul.

“RIO”, O FILME

Lançado em 2011, o filme conta a história de Blu, uma ararinha-azul que, apesar de ter nascido no Brasil, vive em Minnesota, Estados Unidos. Linda, a garota que prometeu cuidar da ave quando a encontrou ainda filhote, é quem a nomeou assim. Ao longo de vários anos, Linda e Blu crescem e se tornam grandes amigos.

Blu é o protagonista de “Rio” e “Rio 2”. Foto: Rio Wiki

Após 15 anos, descobre-se que Blu é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que é preciso ir até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer que eles acasalem e a espécie seja preservada.  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • vitoria cecilio losimfeldt

    2 anos atrás

    nunca pensei que uma ave dessas tao bela seria extinta elas sao tao belas hoje mesmo eu vi duas araras elas sao os ums dos animais mais belos da natureza e espero que parem de deixar esses lindos animais em extinçao e isso beijos jornal joca

  • stephany victoria nunes de oliveira

    5 anos atrás

    tomara que ela não seja estinta completamente

  • Joca

    5 anos atrás

    Sim, Stephany. Tomara que um dia ela volte a ser encontrada na natureza.

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Que pena.

  • Ana Julia Baptista

    5 anos atrás

    que legal que ela esisti ??????

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido