Contrabando de ovos nos Estados Unidos supera recordes 

Dados divulgados por autoridades dos Estados Unidos (EUA) mostram que o contrabando de ovos aumentou cerca de 158% em março. A apreensão de ovos que estavam sendo levados ilegalmente de Tijuana, no México, para San Diego, na Califórnia, foi dez vezes maior do que a de substâncias ilícitas na mesma fronteira. O principal motivo é o aumento excessivo do preço do alimento, que sofre com escassez em razão da gripe aviária. Desde o início de 2022, o vírus H5N1 matou quase 123 milhões de galinhas, perus e outras aves em diversos estados dos EUA, o que fez com que o preço dos ovos dobrasse. 

#pracegover: prateleiras de mercado em que deveria haver ovos está vazia. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO X

FONTES: G1 E FOLHA DE S.PAULO.

Primeiro-ministro do Canadá convoca eleições antecipadas 

O recém-eleito primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, convocou eleições federais antecipadas para 28 de abril. Embora um novo pleito estivesse previsto só para o segundo semestre, Carney afirma que o país precisa de um mandato forte para lidar com os desafios trazidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluindo o aumento de tarifas comerciais que a nação vizinha pretende impor. Carney assumiu o cargo há duas semanas, após a renúncia do antecessor, Justin Trudeau. 

#pracegover: Mark Carney está fazendo um discurso diante de um púlpito marrom. Ele veste casaco preto, camisa azul-clara e gravata preta. Crédito de imagem: Andrej Ivanov/Getty Images

FONTES: G1 E ESTADÃO.

Brasil é um dos países mais felizes do mundo, segundo pesquisa 

De acordo com um novo estudo divulgado em 19 de março, pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o quinto país mais feliz do mundo — vale ressaltar que o levantamento levou em consideração entrevistas e dados de apenas 30 nações. Em primeiro lugar, ficou a Índia, onde 88% dos entrevistados afirmaram que se consideram pessoas felizes. Logo em seguida, aparecem Países Baixos, México e Indonésia. Já uma pesquisa divulgada pela ONU no mesmo período, com dados de mais lugares, mostrou resultados bem diferentes: nele, a nação mais feliz do mundo é a Finlândia e o Brasil ficou na posição número 36. 

#pracegover: grupo de cinco pessoas fantasiada, estão jogando serpentina para o alto e sorrindo. Crédito de imagem: Getty Images

FONTES: CNN, IPSOS E ONU.

Brasil permanece na presidência do Banco do Brics 

No dia 23 de março a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi reeleita para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido popularmente como Banco do Brics. A instituição é responsável por apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em nações em desenvolvimento. Ela é administrada, principalmente, pelos países membros do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste ano, o responsável por indicar um novo nome foi a Rússia, mas o presidente Vladmir Putin disse que, em consequência da guerra com a Ucrânia, ainda não era hora de colocar um russo no comando, pedindo que Dilma continuasse. Ela comanda o NDB desde 2023. 

FONTES: CNN, G1 E GOVERNO FEDERAL.

Premiê da Groenlândia chama visita dos Estados Unidos de interferência estrangeira 

No dia 24 de março, o primeiro-ministro interino da Groenlândia, Mute Egede, classificou como interferência estrangeira a visita de uma delegação dos Estados Unidos (EUA), prevista para 27 de março. Usha Vance, esposa do vice-presidente J. D. Vance, ficará na Groenlândia de 27 a 29 de março para assistir, entre outros eventos, a uma corrida de cães de trenó. Ela será acompanhada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e pelo secretário de Energia, Chris Wright. Os EUA consideram a ilha estratégica para a defesa do país contra Rússia e China. 

#pracegover: Mute está parado. Ele veste calça, moletom e sapatos pretos. Crédito de imagem: ANGU MOTZFELDT/EUROPEAN UNION/WIKIMEDIA COMMONS

FONTES: G1, GAZETA DO POVO E UOL.

Pesquisadores declaram descoberta de cidade subterrânea sob as pirâmides do Egito 

Estudiosos da Itália e Escócia divulgaram, em 15 de março, resultados de uma nova pesquisa do Projeto Quéfren, que investiga a segunda maior pirâmide do Planalto de Gizé, Quéfren. Após uma varredura com raio X, os arqueólogos afirmam ter encontrado uma cidade subterrânea que se estende por mais de 1.980 metros abaixo das pirâmides de Gizé. De acordo com Nicole Ciccolo, umas das porta-vozes da pesquisa, foram descobertas cerca de oito estruturas semelhantes a pilares, que estariam enterradas sob a base da pirâmide de Quéfren, criando um sistema de câmara e passagens por baixo das pirâmides. O estudo ainda não foi revisado por outros especialistas. 

#pracegover: ilustração em 3D de cidade subterrânea. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO X

FONTES: O GLOBO, METRÓPOLES E UOL.

Tribunal da Coreia do Sul reverte impeachment de presidente interino 

Em 24 de março, o Tribunal Constitucional da Coreia do Sul anulou o impeachment que afastou Han Duck-soo da presidência provisória. O político assumiu o cargo, em 14 de dezembro de 2024, após o presidente Yoon Suk Yeol ser afastado. No entanto, Duck-soo foi removido pelo parlamento 13 dias depois, por se recusar a nomear três juízes para o Tribunal Constitucional, cargos essenciais para conduzir o processo de impeachment de Suk Yeol. Com a medida, Duck-soo volta à presidência interina. 

#pracegover: Han veste terno preto, camisa branca e gravata roxa. Ele usa óculos de grau no rosto e está parado, acenando. Crédito de imagem: Getty Images

FONTES: TERRA E FOLHA DE S.PAULO.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido