#pracegover: casas em Iranduba, no Amazonas. A região passou por secas severas em 2024 em consequência das mudanças climáticas. Elas estão no meio de um campo verde e são de madeira. Crédito de imagem: Bruno Zanardo/Getty Images

Em 27 de fevereiro, foi encerrado em Roma, na Itália, o segundo encontro da COP16, a Conferência das Nações Unidas Sobre Biodiversidade. O objetivo do evento é discutir sobre a preservação de ecossistemas e da biodiversidade. 

Na Itália, os países avançaram em consensos sobre um plano para financiar as nações que se dispõem a colocar ações em prática.

COP30 

A COP30, que será no Pará, Brasil, em novembro deste ano, é outra conferência da ONU, dedicada exclusivamente ao clima. Nela, os líderes dos países tratam sobre como cumprir as propostas para diminuir o aquecimento global. As questões de financiamento têm sido a principal discussão de todos os encontros.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS? 

Mudanças climáticas é o nome dado para a variação do padrão do clima ao longo do tempo, que traz diversos desdobramentos, como aumento de temperatura, enchentes, secas, vendavais e queimadas. “As mudanças climáticas não são assunto apenas do futuro — podemos presenciar suas consequências no presente. Por isso temos que agir agora para diminuir os impactos para todos os seres vivos”, diz Felipe Oliveira, geógrafo e doutorando em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável na Universidade Nova de Lisboa. 

Essas questões têm sido constantes no noticiário, e é importante se manter bem-informado sobre o assunto. Saiba o que é falso e verdadeiro no teste elaborado pelo Joca (ao lado), com apoio do especialista Oliveira.

EFEITO ESTUFA É UM FENÔMENO NATURAL. JÁ O AQUECIMENTO GLOBAL, NÃO.

Verdadeiro. O efeito estufa é um fenômeno natural de acúmulo de gases (como gás carbônico e metano) na atmosfera da Terra que possibilita que a temperatura não seja nem muito alta nem muito baixa. Mas, ao longo dos últimos 200 anos, a queima de combustíveis, entre tantas outras atividades humanas, fez com que a emissão desses gases se intensificasse. O acúmulo dessas substâncias provoca as mudanças climáticas.

TODAS AS PESSOAS SÃO AFETADAS DO MESMO MODO PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Falso. Todos os seres humanos (além de animais) são impactados, mas as condições econômicas ou o estilo de vida podem deixar parte da população mais vulnerável e fazer com que sofra mais com as consequências das mudanças climáticas. Por exemplo: casas construídas em condições precárias, como em favelas, podem sofrer mais com desabamentos quando há tempestades e ventos. O reconhecimento disso é chamado de justiça climática.

AS OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA E CHUVA SEMPRE ACONTECERAM, ENTÃO NÃO EXISTE MUDANÇA CLIMÁTICA.

Falso. Registros científicos mostram aumentos significativos de temperatura e eventos climáticos extremos desde o início da industrialização, no século 19. O ano de 2024, por exemplo, foi o mais quente da história, seguindo uma tendência estabelecida na última década. Chuvas torrenciais ou fortes secas também têm sido cada vez mais frequentes e intensas, por isso exigem ação imediata: tanto de mitigação como de adaptação.

UM OU DOIS GRAUS A MAIS NÃO FAZEM TANTA DIFERENÇA.

Falso. Cada alteração faz muita diferença, sim. Cerca de um grau a mais na média da temperatura ao longo dos anos significa que vários graus podem subir em um dia e que, em outros momentos do ano, pode fazer muito frio, por exemplo. Todos os seres vivos são afetados com essa variação média, sendo que idosos e crianças são os que mais sofrem com desidratação ou dificuldade de manter a temperatura corporal estável.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido