Lençóis Maranhenses entraram para lista de patrimônios da Unesco
A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses patrimônio natural da humanidade, no dia 26 de julho. Após uma série de avaliações, essa classificação é concedida a locais que têm um valor universal excepcional, destacando-se no mundo pela beleza natural.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no litoral oriental do Maranhão e abrange três municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Ele é chamado assim porque, vista de cima, a combinação da areia com a água parece compor um grande lençol amassado.
O lugar tem uma área de 155 mil hectares (pouco maior do que a cidade de São Paulo) e é visitado por milhares de turistas, que buscam ver de perto as dunas de areia branca e os lagos formados com águas de chuva.
A avaliação da Unesco começou em agosto de 2023. Os especialistas da organização analisaram a situação dos moradores locais, as características do relevo, além do trabalho dos governos locais e nacional para a preservação do espaço. Com o novo título, as autoridades esperam receber ainda mais turistas e novos investimentos para a conservação dos Lençóis.
Outras sete áreas no Brasil são declaradas patrimônio natural da humanidade. São elas:
☞Complexo Chapada dos Veadeiros/ Parque das Emas (GO)
☞ Pantanal (MT/MS)
☞ Amazônia Central (AM)
☞ Costa do Descobrimento (BA/ES)
☞ Parque Nacional do Iguaçu (PR)
☞ Vale do Ribeira (PR/SP)
☞ Complexo das ilhas do Atlântico – Fernando de Noronha (PE) e Atol das Rocas (RN)
FONTES: O GLOBO, G1 E ICMBIO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 227 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.