Um dos ursos pesquisados em um bloco de gelo de água doce. Foto: Thomas W. Johansen/Nasa Oceans Melting Greenland/divulgação

De acordo com um estudo publicado na revista científica Science em 16 de junho, pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram uma população de ursos-polares que vivem no sul da Groenlândia com um estilo de vida totalmente diferente dos outros da sua espécie. Isso porque na região onde eles vivem o gelo marinho que usam para caçar derreteu em decorrência das mudanças climáticas.

Geralmente, esses animais dependem do gelo marinho para caçar, já que as focas usam os buracos nesse tipo de solo para tirar a cabeça da água e respirar. Quando isso acontece, eles aproveitam para se alimentar delas. Mas, como esse gelo derreteu na região e virou uma espécie de água misturada com neve, eles passaram a usar pedaços de gelo de água doce flutuantes para caçar focas.

Isso não significa que todos os ursos-polares poderão se adaptar caso o gelo marinho derreta. O grupo encontrado é tão isolado que possui os genes (ou seja, o material que compõe o organismo) mais diferentes em comparação às outras populações. Além disso, é muito raro encontrar gelo de água doce em uma quantidade tão grande como na região onde eles vivem. 

Fontes: CNN Brasil, Science e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Lara Cerqueira Vieira

    1 ano atrás

    achei otimo a materia qume gosta de ciencia e tecnologia e eu amo ciencia do notal 1trl

  • Lara Cerqueira Vieira

    1 ano atrás

    a noticia e otima para quem gosta de ciencia e tecnologia e amo ciencia do nota 1.000.000.000.000.000.000.000

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido