O jogo se transformou em um dos ícones dos anos 1980
Um dos games mais famosos de todos os tempos, Pac-man completou 40 anos, no dia 22 de maio. O jogo, no qual um personagem redondo e amarelo “come” bolinhas e foge de fantasmas, virou um dos ícones dos anos 1980. Ao todo, cem mil cópias foram vendidas apenas no ano do lançamento e o bichinho amarelo virou um sucesso, tendo a imagem estampada em camisetas, lancheiras, pijamas, entre outros itens.
A história do Pac-man começou no Japão, quando o designer de jogos Toru Iwatani, de 24 anos, decidiu criar um game que não tivesse muita violência. Segundo ele, na época, a maioria dos fliperamas (máquinas com games) só tinha jogos sombrios. Então, o designer pensou em criar um jogo que envolvesse o ato de comer, daí a ideia de o personagem principal “comer” as bolinhas.
Segundo o historiador e curador da exposição A Arte dos Videogames, lançada, em 2002, pelo Museu de Arte Americana Smithsonian, o game Pac-man foi responsável por fazer com que pessoas de diferentes gerações passassem a frequentar salões com fliperamas, além de levar os designers de jogos da época a perceber que era possível criar um game de sucesso sem violência.
Inspirações
Pac-man: Iwatani estava comendo uma pizza em uma caixa e, ao retirar um dos pedaços, teve a ideia de fazer um bichinho com o mesmo formato de uma pizza com uma fatia a menos.
Fantasmas: a aparência dos seres coloridos veio do mangá japonês Little Ghost Q-Taro e do desenho Gasparzinho, o Fantasminha Camarada.
Fontes: CNN e The Guardian.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 151 do jornal Joca.
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