Durante o período de isolamento social, manter contato com os colegas pode ser um desafio. É aí que entra a tecnologia: aplicativos, jogos on-line e até programas usados pelas escolas para as aulas ajudam a conversar com os amigos. “É muito importante manter contato, pois as amizades trazem diversos benefícios, como a troca de experiências e, principalmente nesta época de isolamento, a percepção de que todos estão passando pelo mesmo desafio”, explica Fifa Silveira, arteterapeuta e psicopedagoga.

Confira algumas alternativas usadas por jovens para manter os colegas por perto, mesmo na quarentena.

Jogos on-line
No Japão, um grupo de alunos da cidade de Nagano teve a formatura cancelada por causa da pandemia. Por isso, os estudantes decidiram usar o game Minecraft para participar, juntos, de uma cerimônia virtual, em 14 de março. Eles recriaram o salão de eventos da escola utilizando os recursos oferecidos pelo jogo, com assentos, um palco e tapetes.

Chamadas de vídeo
Uma das alternativas encontradas por Pedro M., 8 anos, da cidade de São Paulo, para conversar com os colegas são as chamadas de vídeo. “Acho legal e importante para poder saber se meus amigos estão bem”.

No entanto, para ele, as chamadas não substituem o contato real: “Quando estamos ao vivo, podemos fazer várias coisas, como brincar e pular, mas quando conversamos por meios virtuais, não dá para fazer isso”, completa.

Contato durante aulas virtuais
Já a estudante Nina F., 8 anos, de Salvador, na Bahia, está aproveitando as aulas pela internet enquanto a escola permanece fechada para se sentir mais próxima dos colegas da turma. “Estou achando o contato difícil, porque fica confuso [com a turma inteira tentando falar ao mesmo tempo] e não vejo meus amigos. Mas acho que é importante manter contato para conseguir ficar perto, mesmo estando longe”, conta ela.

Fontes: TechTudo e Unilad.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 147 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • leonardo

    3 anos atrás

    oi

  • Pedro Lima

    3 anos atrás

    que legal

  • Isadora Barros

    3 anos atrás

    amei o docomentario eu estou fazendo minhas lições pelo google clasorrm

  • Larissa Campos

    3 anos atrás

    legal!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido