Harry Potter e Shrek podem ser famosos até hoje, mas os primeiros filmes dessas franquias foram lançados muito antes do nascimento da maioria dos leitores do Joca. Veja algumas curiosidades sobre obras que completam 20 anos de lançamento em 2021.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal lotou salas de cinema no mundo todo. Foto: divulgação

Sinopse: Harry Potter é um órfão de 11 anos que mora com os tios e o primo. Após passar anos sendo maltratado pelos parentes, ele vê sua vida mudar quando descobre que é bruxo. A partir daí, Harry é levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, um lugar onde os alunos aprendem sobre feitiços, criaturas mágicas e esportes com vassouras voadoras. E é em Hogwarts também que o jovem descobre mais sobre seu passado e um terrível bruxo que ameaça voltar a atormentar todos.

Curiosidades:

– No início das filmagens, os produtores resolveram que o filme se chamaria Harry Potter e a Pedra Feiticeira. Porém, durante as gravações, decidiram manter o mesmo título que o livro que inspirou o longa: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

– No livro, Harry Potter tem olhos verdes – e não azuis, como o personagem do filme. No início das filmagens, o ator que interpreta o protagonista, Daniel Radcliffe, tentou usar lentes de contato verdes para ficar mais parecido com o Harry da história original. Mas o intérprete acabou tendo alergia a elas, e os produtores decidiram que ele não deveria mais usá-las. Assim, Daniel aparece no filme com os olhos na cor natural, azul. 

Monstros S.A.

Monstros S.A. foi o quarto filme da Disney/Pixar. Foto: divulgação

Sinopse: o filme se passa em uma fábrica de sustos chamada Monstros S.A. Nesse local, monstros dos mais variados tipos entram nos quartos de crianças humanas, dão sustos nelas e, a partir de seus gritos de horror, obtêm energia para abastecer a cidade dos monstros. Entre todos os funcionários da fábrica, o mais famoso é Sully, uma criatura azul, alta e peluda que tem como assistente um monstro simpático verde e de um olho só chamado Mike. Tudo caminha bem até que, em um dia de trabalho, uma menina humana aparece no mundo dos monstros.

Curiosidades:

– Os animadores tiveram que animar cada um dos 2.320.413 pelos do corpo de Sully.

– O roteiro de Monstros S.A. passou por muitas mudanças até ficar pronto. Em uma das versões iniciais, o personagem principal seria George Sanderson (caso você não se lembre, no filme que conhecemos, ele é o monstro que sempre acaba com algum objeto de criança preso ao corpo). Nesse rascunho, a história toda focaria no fato de ele não conseguir assustar crianças.

Shrek

Shrek e o burro precisam salvar a princesa Fiona, que está aprisionada no alto de uma torre. Foto: divulgação

Sinopse: Shrek é um ogro que vive sozinho em um pântano. Quando um lorde expulsa as criaturas de contos de fada do reino, todas vão parar no pântano de Shrek. O ogro vai até o lorde para tentar se livrar dos seres encantados, mas o lorde diz que somente atenderá ao pedido caso ele se disponha a resgatar uma princesa que está presa em um castelo.

Curiosidades:

Em 2002, Shrek ganhou o Oscar de melhor animação (o maior prêmio do cinema para um filme desse gênero).

– O filme é baseado no livro Shrek, escrito, em 1900, pelo norte-americano William Steig.

O Diário da Princesa

A princesa na cena do baile real. Foto: divulgação.

Sinopse: Mia é uma adolescente norte-americana comum. Não tem muitos amigos na escola, é desajeitada e enfrenta problemas sérios toda vez que precisa falar em público. Porém, tudo muda quando é revelado que ela é a princesa de Genóvia. Mia vai precisar aprender a conviver com a realeza enquanto tenta não se desligar das próprias raízes.

Curiosidades:

– Anne Hathaway, a intérprete da Mia, foi escolhida por ser tão desajeitada quanto a personagem. Durante os testes para escolher a protagonista, a atriz caiu de uma cadeira, assim, os produtores perceberam que ela seria a escolha perfeita para o papel.

– O filme é inspirado na série de livros O Diário da Princesa. Já a continuação, O Diário da Princesa 2 (lançado em 2004), não tem relação com as obras.

Pequenos Espiões

Carmen e Juni, os pequenos espiões. Foto: divulgação

Sinopse: Quando um casal de espiões é sequestrado, os filhos deles, Carmen e Juni, partem em uma missão para salvá-los.

Curiosidades:

– O filme fez tanto sucesso que teve três continuações: Pequenos Espiões 2 – A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002), Pequenos Espiões: Game Over (2003) e Pequenos Espiões 4 (2011).

– Além de dirigir o filme, Robert Rodriguez escreveu o roteiro, trabalhou como editor e ajudou a compor a trilha sonora do longa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido