Em 21 de maio é comemorado o Dia da Língua Nacional, ou seja, o dia do idioma que é falado no país onde vivemos – no nosso caso, a língua portuguesa. Para celebrar a data, confira cinco curiosidades sobre o nosso idioma.

1) Origem
A língua portuguesa surgiu a partir de modificações do latim, idioma antigo, cujos registros remontam ao século 7 antes de Cristo. O latim era usado, por exemplo, em territórios que faziam parte do Império Romano – período da história de Roma entre os anos 27 antes de Cristo e 476 depois de Cristo.

A forma do latim chamada de vulgar, ou seja, falada pela maior parte do povo do Império Romano, chegou à Península Ibérica (região da qual fazem parte os atuais Espanha e Portugal) quando os romanos conquistaram a área. Isso gerou uma mistura entre o latim e diversas línguas faladas na região.

A mistura foi se modificando até dar origem a outros idiomas. Um deles foi o galego-português. Mais ou menos no século 14, as línguas galego e português foram se distanciando. O português acabou se tornando o idioma oficial do império português.

2) Em terras brasileiras
Aqui ao Brasil, o idioma chegou por meio dos portugueses, que desembarcaram em nosso território pela primeira vez em 22 de abril de 1500. Aos poucos, a língua foi sendo influenciada por diversos idiomas indígenas, falados pelos povos que já viviam por aqui. Diversas palavras que usamos ainda hoje, como nomes de objetos, comidas e lugares, vêm das línguas indígenas. Exemplos: abacaxi, mandioca e pipoca.

3) Mais influências
O português que falamos atualmente sofreu mais influências ainda, como a trazida pelos negros que foram escravizados enquanto o Brasil era uma colônia de Portugal. Eles trouxeram diversas línguas de seu país de origem, que foram se misturando com o idioma falado em terras brasileiras. Algumas palavras usadas até hoje que possuem origem na África: acarajé, farofa, mochila e samba.

Outra contribuição para o nosso idioma veio dos imigrantes que começaram a chegar em grande quantidade ao Brasil a partir do século 19 – como espanhóis, italianos, árabes, alemães e japoneses. Diversas regiões atuais do Brasil sofreram influências no jeito de falar a partir desses povos. Isso pode ser visto nos sotaques.

4) Muitos jeitos, mesmo sentido
As formas diferentes de se referir às mesmas coisas usando a língua portuguesa se espalham pelo país. Por exemplo: você já comeu macaxeira? Aipim? Mandioca? Os três termos se referem ao mesmo alimento, mas cada região do país usa uma palavra diferente para falar dele. Algo parecido acontece com a palavra “legal”: na Bahia, muitas pessoas dizem “massa” e no Rio Grande do Sul, “trilegal”.

5) Pelo mundo
Quando o assunto é língua portuguesa, você se lembra apenas do Brasil e de Portugal? Pois saiba que o idioma é falado em diversos outros lugares pelo mundo. Alguns deles: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Fontes: Brasil Escola, Enciclopédia Britannica, livro Recreio – História do Brasil: do Descobrimento aos Dias de Hoje (Editora Caras), Michaelis e revista Galileu.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Isadora Rodrigues Bittencourt

    3 anos atrás

    top

  • Milla

    3 anos atrás

    As curiosidades sobre a língua portuguesa são muito legais

  • THAIS

    3 anos atrás

    LEGAL ADOREI

  • Pedro Henrique Coimbra Bezerra

    3 anos atrás

    Foi interessante conhecer essas 5 curiosidades da língua portuguesa

  • Pedro Pedro Sorrentino Martins Resende

    3 anos atrás

    É bom ter acesso a 05 curiosidades sobre a Língua Portuguesa.

  • Tainá Cristina Hugo

    3 anos atrás

    Eu gostei de saber que palavras utilizada por nós como mochila são de origem africana.?❤

  • Pedro Henrique Coimbra Bezerra

    3 anos atrás

    Concordo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido