Luana O., 12 anos, Rio de Janeiro (RJ)
Crianças assistem a filme no Festival Internacional de Cinema Infantil. Foto: FICI/Divulgação

Em 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data celebra a primeira gravação de um filme no país, em 1898. Uma Vista da Baía de Guanabara foi filmado pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto a bordo do navio Brésil, antes de desembarcar no Rio de Janeiro vindo da Europa.

Para comemorar o dia, o Joca selecionou eventos de cinema infantil que acontecem neste ano pelo país e conversou com cineastas mirins brasileiros. Confira:

1 – Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
De 29 de junho a 6 de julho, o evento é realizado no Teatro Governador Pedro Ivo e em outros locais de Florianópolis (Santa Catarina). Além de exibição gratuita de mais de 50 filmes infantis nacionais e internacionais, há oficinas, sessões especiais, lançamentos de livros e shows musicais. Ao longo de 18 edições, o evento já reuniu 1,7 milhão de crianças e exibiu mais de mil filmes, de 36 países.

2 –  Festival Internacional de Cinema Infantil
Em novembro de 2019, o FICI chega à 17ª edição com mais de mil filmes exibidos a um público de 1,5 milhão de espectadores, em diversas cidades do Brasil. No festival, ocorrem também oficinas e debates sobre o tema, além de sessões com dublagem ao vivo.

3 –   Festival Internacional Pequeno Cineasta
Mais de 45 mil espectadores passaram pelo evento, que acontece há sete anos. A oitava edição será em outubro e, além de produções profissionais, terá alguns dos filmes produzidos por crianças e jovens na oficina Pequeno Cineasta. A próxima acontecerá em julho, no Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 9 de julho, e é possível concorrer a uma bolsa pelo Instagram do festival até o dia 23 de junho.

Conheça crianças que já fizeram filmes

Pedro A., 15 anos, em oficina de cinema no Rio de Janeiro

Participei da oficina Pequeno Cineasta. Fiz sete curtas lá e um média-metragem com um amigo dos Estados Unidos. A experiência de filmar é muito boa. É o momento da minha vida em que eu fico mais feliz. Para crianças que querem fazer cinema, tenho duas dicas: assista a muitos filmes clássicos, como os antigos da Disney; escreva histórias simples e grave com a câmera do seu celular!
Pedro A., 15 anos, Rio de Janeiro (RJ)

Luana O., 12 anos, participa de oficina de cinema no Rio de Janeiro

Comecei a me interessar por cinema aos 8 anos, quando gravava filmes e séries no iPad com amigas do condomínio onde moro. Já fiz dois curtas na oficina Pequeno Cineasta e adorei. Meu filme nacional preferido é Fala Sério, Mãe. Os melhores filmes brasileiros que eu já vi foram de comédia.
Luana O., 12 anos, Rio de Janeiro (RJ)

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Cada depoimentos dados por essas crianças e jovens, me faz acreditar que teremos um país melhor. Parabéns Joca.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido